29 julho 2007

Harry Potter and the Deathly Hallows – A aura continua?



Acabou a saga. Apetece perguntar quem pegará no testemunho e, daqui para a frente, poderá conseguir a proeza de pôr tantos adolescentes a ler assim. Será que o efeito Harry Potter vai deixar nos seus admiradores o gosto pela leitura de outras coisas ? E lerão apenas “mais do mesmo” ou evoluirão para outros estilos, para lá deste fantástico?

Será que alguém poderá repetir a façanha de, com apenas "meia dúzia de livros em menos de uma dúzia de anos", entrar na lista dos milinários da Forbes como a 891ª pessoa mais rica do mundo? O perfil desta milionária é único. Ninguém em tão pouco tempo terá conseguido ficar assim rico começando apenas a escrever livros.

Em tempos, curioso por um entusiasmo próximo, li o primeiro volume. Achei a história sem grande profundidade e com personagens muito superficiais. Seguramente que o apelo para os mais novos viria do universo paralelo, de regras diferentes e de coisas racionalmente impossíveis, mas que ali aconteciam, numa comunidade eleita, restrita e “acima do banal”. O apelo da fantasia e do fantástico.

Para completar a minha breve impressão sobre primeiro, pedi uma opinião sobre último a quem o leu de um fôlêgo nas 48 horas seguintes ao lançamento:

Em termos de escrita, não notei grande diferença da do livro anterior (não posso referir mais nenhum pois dos anteriores só li a versão portuguesa), mas isso mostra que a escritora já chegou a uma fase em que tem um estilo de escrita bem definido com pouco ou nada a melhorar e combina magnificamente com a história relatada que, essa sim, melhorou imenso desde o primeiro livro... Compreende-se que o público do primeiro seria um público mais jovem e os livros foram aumentando em complexidade de história à medida que os seus leitores foram crescendo, o que faz que este seja o culminar de tudo o que tem vindo a acontecer...
Simplesmente um último volume perfeito em que todos os pequenos elementos do puzzle que tinha vindo a aumentar, por fim encontraram o seu devido lugar, para criar a "imagem total" daquilo que é a história que temos vindo a apreciar, desde que o 1º volume foi traduzido para português.
É óbvio que nem toda a gente pensará o mesmo, mas, para mim, foi mesmo fantástico, sem dúvida o melhor livro da série, sem as partes de Hogwarts que nos anteriores tinham sempre mais do que era necessário, mas neste tem tudo o que é necessário para a história e nada mais que isso. Como o seu antecessor, este tem acontecimentos mais surpreendentes e tocantes, em grande parte devido às mortes que já vinha a prever que iriam acontecer, mas, mesmo sabendo isso, continuam a conseguir tocar os leitores que tinham vindo a adorar as personagens...
Em relação ao final, simplesmente magnífico, transmite a fabulosa sensação da história ter acabado e que por fim todas as personagens tiveram o seu merecido "final feliz".

Por Nisa Sampaio

1 comentário:

Anónimo disse...

O sucesso dos 7 livros é por terem sido lançados para o público que foram (miúdos de 11 anos) e no estilo do fantástico...
E depois os livros começaram a "crescer" em termos de profundidade como os seus leitores, por isso é que tem tanto sucesso ;P

E neste último tens duas personagens que revelam não ser tão "planas" como pareciam nos outros 6 livros... ^^