15 julho 2007

Queridas pombas

Os parapeitos das janelas pequenas do meu apartamento aqui em Argel, são muito queridos pelas pombas. Há quem diga que elas, principalmente quando brancas, são mensageiras da paz. Estas, no entanto, que eu veja, só me trazem excrementos nojentos e irritantes arrulhares. Por isso, costumo dar pancadas nos vidros à mínima suspeita, para lhes demonstrar que se trata de um local pouco acolhedor. E lá partem elas num restolhoar de penas.

Quando regresso de uma ausência, a actividade tem que ser reforçada porque as bandidas aproveitam o período calmo para se instalarem. Um destes dias vi por trás de um vidro fosco uma mancha cinzenta e prontamente lhe dei umas boas e sonoras pancadas. Mas a coisa não mexeu! Insisti ... e nada!

Abro a janela e encontro ... isto:


Ora bolas!!!
E não é que me apiedei destes queridos produtores de caquinha ??
Bom... a piedade não durou muito tempo, porque logo entendi serem eles os responsáveis por uns agudos piares e que nunca se calam. Espero que ganhem rapidamente capacidade de voar para as minhas pancadas no vidro se tornarem eficazes.

4 comentários:

bettips disse...

Sempre que tenho um "bocadinho" espreito e leio os amigos que me habituei a conhecer, onde, como e porquê. Isto é para mandar um abraço, o abraço que os pombos não te puderam dar... Podemos sempre emendar a asa! Fica bem.

Maria Manuel disse...

:-)
Bom, não terão culpa da sua condição...! Mas é verdade que já me interroguei sobre o "merecimento" de se terem tornado símbolo da paz. Tanto quanto já me foi dado observar, são muito competitivas e arrulham mais por protesto do que por "amistosa cavaqueira"... Enfim. Observações de leiga sobre o mundo das aves... A humana gente que nós somos, coberta de telhados de vidro, devia ser mais cuidadosa a julgar outras espécies...! :-)

APC disse...

Que é do Homem que para se adaptar ao mundo tem que expulsar os outros seres quando estes não coloquem em causa a sua sobrevivência?...
Os bebés choram, as crianças gritam, os cães latem, a vizinhança cavaqueia, os carros buzinam, as ambulâncias sirenam, há ruídos estridentes em variados locais...
Os pombos até que não fazem tanto estardalhaço assim...!

;-)

Assina: Madre Teresa de Calcutá de trazer por casa.

Carlos Sampaio disse...

Bettips

Um abraço, e não columbófilo....

MM

Realmente, ainda bem que o prédio não tem telhados de vidro, senão estariam já todos foscos devido aos ditos excrementos...

APC

No meu prédio não há bebés a chorar, nem crianças a gritar, nem se ouvem os vizinhos a cavaquear nem etc...

Agora: se eu não dormir por causa das pombas, não consigo trabalhar em condições, perco o meu emprego e é uma questão de sobrevivência...!

Se a minha empregada, de duas horas por semana, tiver muitos excrementos para limpar, não tem tempo de me passar a ferro as minhas camisas, tenho que passar eu, ficam mal passadas, corro o risco de perder o emprego e... etc!

É ou não uma questão de sobrevivência??