Quatro coisas e, desta vez, sem falar em professores:
1. Assumir de uma vez por todas que a chamada “democratização do ensino” no sentido de que “todos os alunos devem ter curricula iguais” é uma utopia desajustada da realidade. Existir igualdade de oportunidades é claramente um direito indiscutível. As capacidades intelectuais são, no entanto, distintas e, como tal, a uniformização provocará forçosamente um nivelamento por baixo. Prolongar este modelo para 12 anos de ensino obrigatório é um absurdo e será dramático para a nossa riqueza futura.
2. Colocação de professores. Nenhuma empresa privada, preocupada com os seus resultados, contrataria os seus colaboradores baseada unicamente no resultado de um programa de computador. No entanto, neste caso, o programa tem critérios claros. Melhor ou pior ajustados mas conhecidos. O mesmo não se poderá dizer de uma lista saída, directa ou indirectamente, do gabinete do presidente da câmara. Enquanto não houver uma mudança nesta “cultura”, é melhor deixar ser o computador a fazer o trabalho.
3. Manuais escolares. Uma comissão técnica préseleciona as propostas válidas. Em seguida passar-se-ia a um processo de compra competitivo para um pacote amplo em referências e em duração. Sendo o processo bem organizado e sério, e acreditamos que tal seja possível, não estranharia ver reduções de preços superiores a 30%. Aposto que as editoras não gostariam, apesar de pouparem na distribuição de milhares de manuais de promoção.
4. Responsabilização. Os pais e encarregados de educação assumirem e fazerem assumir pelos alunos que uma boa parte, provavelmente maioritária, do seu sucesso, está unicamente nas suas próprias mãos. Acabar de vez com a cultura “lamechas” da impotência por falta de condições e etcs.
(O facto de não referir aqui professores, não significa que não haja, para alguns, coisas também a dizer...)
1. Assumir de uma vez por todas que a chamada “democratização do ensino” no sentido de que “todos os alunos devem ter curricula iguais” é uma utopia desajustada da realidade. Existir igualdade de oportunidades é claramente um direito indiscutível. As capacidades intelectuais são, no entanto, distintas e, como tal, a uniformização provocará forçosamente um nivelamento por baixo. Prolongar este modelo para 12 anos de ensino obrigatório é um absurdo e será dramático para a nossa riqueza futura.
2. Colocação de professores. Nenhuma empresa privada, preocupada com os seus resultados, contrataria os seus colaboradores baseada unicamente no resultado de um programa de computador. No entanto, neste caso, o programa tem critérios claros. Melhor ou pior ajustados mas conhecidos. O mesmo não se poderá dizer de uma lista saída, directa ou indirectamente, do gabinete do presidente da câmara. Enquanto não houver uma mudança nesta “cultura”, é melhor deixar ser o computador a fazer o trabalho.
3. Manuais escolares. Uma comissão técnica préseleciona as propostas válidas. Em seguida passar-se-ia a um processo de compra competitivo para um pacote amplo em referências e em duração. Sendo o processo bem organizado e sério, e acreditamos que tal seja possível, não estranharia ver reduções de preços superiores a 30%. Aposto que as editoras não gostariam, apesar de pouparem na distribuição de milhares de manuais de promoção.
4. Responsabilização. Os pais e encarregados de educação assumirem e fazerem assumir pelos alunos que uma boa parte, provavelmente maioritária, do seu sucesso, está unicamente nas suas próprias mãos. Acabar de vez com a cultura “lamechas” da impotência por falta de condições e etcs.
(O facto de não referir aqui professores, não significa que não haja, para alguns, coisas também a dizer...)
PS: O rezingão regressou...
2 comentários:
Gostei do lado rezingão :)
Bj
1. E há "soluções" de compromisso para responder ao reconhecimento envergonhado da situação sobre as quais o melhor é nem falar...
2. Passamos à apresentação de curriculum vitae, com fotografia, e entrevista pela(o) presidente do C. Executivo?! ;-)
3. Se o preço reduzir, todos de acordo! De qualquer maneira nunca há um manual 100% satisfatório...
4. Voto nessa!
Poupaste os profs?!! O rezingão anda adormecido!...
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