18 abril 2017

Coerências e deficiências


Que uma certa esquerda admire e aplauda Cuba, que venere a figura de Fidel Castro, apesar de todos os atropelos à liberdade e outras deficiências do regime, parece-me miopia.

Que uma certa esquerda continue a manifestar alguma compreensão e solidariedade pela desgraça em curso na Venezuela, parece-me cegueira.

Agora, que uma certa esquerda, “tradicional”, continue a apoiar e a reconhecer-se na Rússia dos dias de hoje, isso já me custa muito mais a classificar. É que a Rússia atual, dominada pelos oligarcas, não tem nadinha a ver com aquela coisa do comunismo, bom ou mau, utópico ou pragmático.

Os valores por que se rege o país são claramente mais próximos do capitalismo selvagem do que da ditadura do proletariado e sem o mínimo cheirinho de justiça social ou outra.

Senhores e senhoras, camaradas cunhados naquele molde da cintura industrial, a perfilhar e a apoiar um regime que gera e apadrinha Abramovitchs e afins, com os seus iates de luxo e demais extravagancias milionárias… há aqui qualquer coisa que me escapa!

Sem comentários: