16 março 2016

Um agradecimento


Não vem a propósito de nenhum acontecimento ou data especial. Às vezes é bom, necessário e merecido, apresentarmos os nossos agradecimentos e reconhecimento a quem o merece. Refiro-me aqui, hoje, a Jorge Neves.

Para começar, vem uma queixa/recriminação. Ele ensinou-me a mim, e aos demais, uma forma de ver e estar no mundo que não facilita muito as coisas. De facto, isto de assumir e não sair do “pão-pão, queijo-queijo”, é, por vezes, uma grande fonte de problemas. Situações há em que simples e oportunisticamente dizer o que o outro quer ouvir, independentemente das nossas convicções dá muito jeito. Não sou assim, talvez já tenha nascido e crescido com essa tendência, mas ele influenciou-nos e ensinou-nos que, apesar de toda a hipocrisia e “pragmatismo” com que tantos se constroem, é possível e desejável ser-se franco e frontal. Se eu tivesse tido outro tipo de formação profissional e exemplo, o meu caminho seria certamente diferente, digamos que mais “fácil”.

Ensinou-nos que os grandes problemas se resolvem face a face, olhos nos olhos, com maturidade e frontalidade. Muitas vezes mesmo com uma abordagem desconcertante e uma simplicidade surpreendente, mas sempre justamente e sem margem para apelos nem agravos.

Demonstrou-nos que é possível, dentro duma equipa, ser-se irrepreensivelmente leal e solidário, sem facciosismos nem tribalismos. Que os desafios são a rotina e que a coragem é algo a partilhar. Que cada coisa tem verso e reverso, sendo batota esquecermo-nos de procurar o outro lado.

Enfim, muito mais poderia acrescentar, mas o principal está dito. No fundo apenas queria dizer: obrigado!

5 comentários:

josedemelo disse...

Sampaio.
O que disseste sobre o nosso amigo J.N.estou completamente de acordo mas preocupado.
Não aconteceu nada de grave pois não ?

Carlos Sampaio disse...

Não Melo, não aconteceu nada, pelo menos que eu saiba.
Como eu digo a abrir: "Não vem a propósito de nenhum acontecimento ou data especial".
Apenas me apeteceu deixar este registo hoje.

josedemelo disse...

obrigado
estou mais sossegado
obrigado.

josedemelo disse...

ainda e a propósito do nosso amigo j.n.
quis ligar-te rapidamente e verifiquei que tinha perdido o teu telem.
importas-te de voltar a dar ?

obrigado

Carlos Sampaio disse...

Já foi...