17 março 2016

Inovação


A inovação não é um tema reservado a uns senhores de bata branca dentro de laboratórios sofisticados (embora possa também passar por isso). A inovação começa na atitude de cada um que, no seu perímetro de ação e responsabilidade, certamente bem definido, tenta sempre que cada hoje seja melhor do que o ontem.

Inovar é ter coragem de arriscar e a organização ter cultura para saber lidar com os erros. Convém não errar 9 em cada 10 vezes, nem perto, mas infalíveis são apenas os que nada arriscam ou que, quando algo corre mal, se descartam (“eu já sabia, eu tinha avisado, ninguém me ouve…”). Uma organização de infalíveis é uma organização deficiente, sem iniciativa e/ou sem frontalidade.

Inovar é ter humildade para ouvir, largura de espírito para projetar, alegria de acreditar, capacidade para motivar e resiliência para aguentar.

Inovação com frutos não nasce da vontade simples e/ou lúdica de inovar, de um experimentar a ver o que dá. Nasce da necessidade de sobreviver. A gestão de recursos, se bem que em moldes diferentes, não é menos exigente do que para as atividades do dia-a-dia habitual. São novos caminhos, não para serem percorridos na ligeireza do turista curioso, mas com método, determinação e disciplina.

Sem comentários: