04 março 2016

A Selva de Calais


Na periferia norte desta cidade do norte de França, próximo do acesso ao porto donde saem os ferries que atravessam a Mancha, concentraram-se milhares de migrantes que, mais do que simplesmente fugirem dos seus países para a Europa, pretendiam especificamente atravessar o canal e entrar em Inglaterra.

O seu acampamento improvisado, caótico, sem condições mínimas ficou conhecido por “selva de calais”. A situação era insustentável em vários pontos de vistas, tanto para quem vivia dentro, como para quem vivia fora… e não faltavam protestos solidários. França decidiu, muito logicamente, arrasar aquilo e, como estamos em França e não num país de opereta, oferecendo alojamento alternativo em vários centros distribuídos pelo seu território.

Ora bem, muitos habitantes da “selva” não querem sair. Por um lado por ficarem mais longe do seu destino almejado e, por outro lado, ao sair são forçosamente recenseados e registados. Os mesmos que faziam comércio político com a existência do local, são agora solidários, de novo, com os que não querem sair e criticam o uso da força policial… não há pachorra para tanta imaturidade (ou oportunismo…) e “polémicalice”.



Imagem do “The Guardian” – Sim, é  na Europa. 

Sem comentários: