14 março 2011

Custos de transporte

Se o gasóleo sobe, isso reflecte-se naturalmente na estrutura de custos dos transportadores. Se eles não o conseguem absorver só existe uma solução e que não é de forma nenhuma específica deste sector: reflectir o impacto no preço de venda. Evidentemente que não é fácil porque os seus clientes não estarão muito receptivos, mas não há outra forma lógica de tratar o assunto.
Vir ao “Estado” pedir compensação é fazer com que todos os contribuintes financiem por igual o custo do transporte dos iogurtes, das resmas de papel, dos detergentes e de tudo o resto. Eu não estou de acordo. Se o custo do transporte de um produto sobe, é a sua cadeia que o deve gerir e repercutir, conforme o mercado permitir.
Um sector que prefere chantagear os contribuintes em vez de negociar com os seus clientes, não é são. Muito menos sãos são certos discursos que recordam que “não se responsabilizam pela violência”, como se essa violência fosse uma fatalidade inevitável. Isso tem um nome muito feio.

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