09 setembro 2010

Respeito

Há uma centena de malucos lá nos States que quer no próximo dia 11/9 queimar duas centenas de exemplares do Corão. É estúpido, é de mau gosto, é uma provocação inútil e disso não temos a menor dúvida.

Agora, será assunto suficiente para estar meio mundo a falar dele e a própria Secretária de Estado dos ditos States se sentir na obrigação de vir pronunciar-se publicamente sobre o assunto? Não poderia ser simplesmente ignorado?

Mal estaria o mundo se em todos os países, por cada maluqueira imaginada por uma dúzia dos seus cidadãos, tivesse que vir o governo pedir tempo de antena para dizer “Por favor, não liguem ao que eles estão a dizer!”. Isto cheira-me a receio, para não dizer medo.

Imaginemos a França tão pródiga em filósofos, especuladores, radicais e provocadores de todos os estilos e latitudes. Se por cada provocação e/ou estupidez originada por um francês, viesse o seu Presidente demarcar-se formalmente da dita cuja, não fazia outra coisa na vida.

E, cada vez que um português solta publicamente aquela do “De Espanha nem bom vento, nem bom casamento”, será que J. Sócrates se sente obrigado a telefonar ao J.L. Zapatero para dizer “Ó pá, não ligues porque essa não é a posição oficial do nosso país”?

Respeito é uma coisa, medo é outra.

Sem comentários: