04 junho 2010

A privacidade, os amigos e a cusquice não solicitada

Tenho visto alguma polémica recente sobre a “privacidade no facebook”, mas não estou muito a par e até nem tenho página na dita rede (será grave... ?).

No entanto, não deixo de achar estranha, por exemplo, a transformação que a Microsoft operou no Hotmail. Cada vez que consulto esse serviço, que por acaso até nem é o meu correio principal, lá fico a saber que fulano disse isto há x tempo, que beltrano ficou amigo de sicrana, que o outro tem uma nova foto e ali está ela em exibição e por aí fora... Provavelmente deve ser possível com algum esforço e teimosia configurar a conta e trancar tudo isso, fazendo com que sirva simplesmente para enviar e receber correio sem essa vertente de cusquice virtual não solicitada.

É também verdade que há quem não quem hesite em descarregar para qualquer site aberto as fotos da família, do cão, do gato e falar lá como se estivesse em família . O cúmulo foi o caso de John Sawers, um alto quadro dos serviços secretos ingleses (MI6), cuja mulher publicou aberto no facebook fotos da família, das férias e dos amigos. Toda a gente pode saber por ali onde moram, onde e com quem passam férias, ou seja, aquilo que oficialmente era e devia ser extremamente sigiloso!

Uma outra rede, mais “profissional”, a linkedin, envia-me regularmente um relatório de “notícias” com os novos amigos dos meus amigos, quem recomenda quem, quem mudou, ou perdeu, o emprego, e por aí fora. Aliás, penso até que a própria palavra “amigo” está a ser alvo de uma mutação de significado. Às vezes aparecem umas meninas com cara de tenista russa que querem ser nossas amigas para a seguir sermos bombardeados com publicidade. O remédio é responder delicadamente à “tenista” antes de aceitar o convite, perguntando de onde nos conhece e o assunto acaba aí.

Voltando à privacidade, nesta última rede, um infeliz deve ter escrito em qualquer local que estava a pensar ir a Paris. E agora, nos relatórios que recebo, lá vem recorrente a novidade de que o “OO planeia uma viagem a Paris”. Não sei se já terá ido ou se terá corrido bem. Só não sei é se ele queria mesmo que toda a gente fosse assim regularmente informada dessa sua intenção. Irra....!!!

Sem comentários: