29 outubro 2009

A minha bexiga e a ecologia militante

Recentemente vi duas notícias que deixaram a minha bexiga com sérios problemas de consciência ecológica.

A primeira veio, salvo erro, do Brasil e dizia que se toda a gente urinasse durante o duche, a água poupada na descarga de autoclismo multiplicada por tal e tal e tal daria uma enormidade com significativo impacto ambiental positivo! Terão descontado a água adicional do chuveiro necessária para deixar limpas as várias peças sanitárias e órgãos afectados no processo?

A segunda veio, salvo erro, da Nova Zelândia. Uma companhia aérea convida os passageiros a passarem no WC antes de embarcarem. Se metade deles o fizeram, o peso descarregado e respectivo efeito na carga do avião dá uma poupança de combustível que multiplicado por tal e tal, é um balúrdio!

Portanto, a partir de agora, cada vez que beber um copo de água a mais que me obrigue a descarregar a bexiga, lembrar-me-ei que isso é mau para o ambiente. Vou passar a olhar desconfiado para as garrafinhas de água que põem nas mesas das salas de reunião.

Com as companhias aéreas é mais grave. Como esta questão do peso tem impacto directo nos seus resultados a imaginação pode disparar. Quando estiver num aeroporto mal climatizado que me obrigue a suar, já vou saber a que é que isso é devido!

Sem comentários: