07 outubro 2007

Convicções populares

As populações estão preocupadas com a proximidade das linhas de alta tensão. E, zelosamente, lá vem a comunicação social fazer eco das ditas inquietações. E lá conta o ti Manel que o Alfredo, cunhado da prima da falecida ti Maria, morreu de cancro e que ele tem a certeza que tal maleita foi fruto das linhas malvadas que ali estão. E a comunicação social lá nos põe a par das ditas convicções populares, e, na maior das vezes, sem um contraditório e sem o mínimo enquadramento científico.

Ninguém gostará de conviver com tamanhas enormidades ruidosas no seu jardim, mas garanto que muitos Manéis e Marias correm sérios riscos de desenvolver problemas de saúde, quanto mais não seja por sugestão e fruto destas amplamente divulgadas “convicções”.

Outra questão é o impacto na paisagem. Como já se conclui que não se pode construir em qualquer lugar, um dia, também, se há-de descobrir que o enquadramento destas e doutras volumosas infra-estruturas não é um pormenor de somenos importância. Um dia, ainda voltarei a ver virgem o alto do Vaqueiro no Alvão.

3 comentários:

mac disse...

"Ninguém gostará de conviver com tamanhas enormidades ruidosas no seu jardim". Pois, mas a EDP resolve-se não construir essas antenas, nesse próprio dia os Manéis e as Marias iriam protestar por não ter luz eléctrica...

Rui Caetano disse...

As pessoas preocupam-se com a sua saúde e bem estar e estão no seu direito. Com as novas tecnologias, já devem existir alternativas viáveis com o objectivo de resolver estes monstros da electricidade.

Carlos Sampaio disse...

MAC

Protestariam seguramente assim como não pensariam provavelmente em reduzir os seus padrões de consumo de energia para minimizar a necessidade destas infraesrtucturas.

RC
As pessoas têm todo o direito de se preocuparem com a sua saúde. A comunicação social é que tem o dever de informar com rigor e não fazer ecos de boatos não confirmados.
Quando se trata de transportar fisicamente qualquer coisa, necessitamos de camiões, barcos, comboios ou aviões. Para distribuir fisicamente energia, necessitamos destas coisas.