27 janeiro 2007

Onde isto vai parar...?

Um grupo francês de extrema direita, decidiu começar a distribuir em Paris uma “sopa de toucinho” aos sem abrigo. O objectivo é claro e tem algo de provocador: ajudar quem precisa mas excluindo os muçulmanos que não comem porco.

Depois de bastante polémica e de um longo pingue pongue de competências sobre o enquadramento legal, o “Conselho de Estado”, a mais alta jurisdição administrativa francesa, proibiu a iniciativa. Pode-se entender, mas não deixa de dar que pensar.

Será que o próximo passo, atendendo a que uma importante percentagem dos sem-abrigos são muçulmanos, irá ser proibir a carne de porco na “sopa dos pobres”?

E se fosse ao contrário? Se existisse num país islâmico uma importante minoria que não comesse carneiro, isso seria tomado em conta em escolas, hospitais ou prisões? Considerando as restrições enormes aplicadas a todos por igual no período do Ramadão, seguramente que não. O curioso é que no meio disto, os muçulmanos saem sempre credores. Se houvesse distribuição da dita sopa, seria uma afronta; como foi proibido, já o ter sido sugerido foi uma afronta e, levantado o problema, já deve faltar pouco para exigirem a supressão dos ditos toucinhos.

PS: Tudo isto, talvez, porque há dois dias comi um pedaço de carneiro que não me caiu nada, nada bem...

Sem comentários: