05 maio 2006

Mais uma pérola

Pelos vistos o PSD Porto decidiu fazer uma avaliação do trabalho dos seus deputados. Descobriu que dois deles nunca teriam vindo ao Porto para qualquer actividade política de contacto directo com o eleitorado. Segundo os serviços da Assembleia da República, um desses dois, Raul dos Santos, teria cobrado ajudas de custo pelas suas deslocações ao Porto (?!).

Inquirido sobre o assunto, este responde que “Não há nenhum deputado eleito pelo PSD por Beja. Faço mais falta no meu distrito do que no Porto, que tem 12 deputados. Não tenho obrigação de ir ao Porto”.

Porque é que então não se candidatou pelo “seu” distrito? Que veio fazer às listas do Porto? É para isto que existem os círculos eleitorais? E com estas e com outras lá se vai dignificando o nosso parlamento e motivando os eleitores a cumprirem o seu direito cívico de escolherem os seus representantes.

Se 12 deputados do PSD pelo Porto, são reconhecidamente excessivos, de tal forma que alguns deles podem mesmo ignorar completamente o círculo por onde foram eleitos, parece-me sintomático de que há deputados a mais. Existe uma solução simples e saudável a vários níveis que é reduzir o seu número.

1 comentário:

Anónimo disse...

hpNa minha terra, um deputado, mais novo que eu, mas, provavelmente, nesta altura já com os 3 mandatos cumpridos e com direito à principesca reforma, "atendia" os cidadãos ao balcão da discoteca, entre um vodka laranja e um whisky velho!... Nunca o ouvi falar no parlamento; nunca o vi sequer na bancada! Talvez estivesse sempre em gabinetes, integrado em comissões?!... Seja como for, falta dignidade, falta transparência, falta bom senso e o bom exemplo... Falta, por exemplo, um local condigno, onde o deputado possa ouvir os cidadãos do círculo que o elegeu e que é suposto ele representar...