23 maio 2006

Lisboa que amanhece

Há uns dias tive uma reunião no centro de Lisboa às 11horas. Com a necessária precaução e incerteza quanto ao tempo que demoraria a deslocação, cheguei com bastante antecedência e, depois de identificar e confirmar o local, ainda não eram 10h30.

Instalei-me numa pastelaria próxima, entretido com o meu livro do momento e, de repente, fiquei com dúvidas e tornei a verificar as horas. É que o movimento que eu via não era típico dumas 10h30 mas sim dumas 8h30. Gente que entrava apressada para tomar o pequeno almoço antes de ir trabalhar. Gente que se conhecia, que se cumprimentava, que entrava e saía, num movimento perfeitamente rotineiro.

Fiquei absimado e a rebentar de curiosidade para lhes perguntar qual era o horário do seu turno. É que aquilo parecia mesmo movimento de 8h30!

Será por isso que, ao que me contam, quando se telefona para organismos oficias em Lisboa, é difícil obter interlocutor em linha antes das 10h30?

3 comentários:

Anónimo disse...

«Carlos pasmava. Que faziam ali, às horas de trabalho, aqueles moços tristes de calça esguia?»

Eça de Queirós, «Os Maias»

Carlos Sampaio disse...

Aperaltados/as estavam...
Triste não pareciam...
Agora, que o olhar de Eça permanece actual, lá pela capital, isso não tem discussão!

APC disse...

Ah tem discussão, tem... Mas cara a cara, que por aqui é cobardia ;-)

Africana de origem, portuense de afectos, cidadã do mundo mas lisboeta de hábitos, te digo que, meia hora antes do início da jornada de trabalho, já uma certa menina está a postos... E "por aqui" a coisa é de começar pelas 9/9:30 (falo como se houvesse fuso horário:-). Já em relação ao que se passa nas entidades estatais não sei, e confesso que gostaria muito de saber... Com todos os pormenores sórdidos, já agora :-)

PS - Mas é bom que uns entrem a umas horas e outros a outras, para evitar o excesso de tráfego, lol. Se tu, como profissional liberal ('agora um "supônhamos") tivesses marcado com um cliente às 10, porque diabo terias que estar no escritório às 9? Mais: há advogados, médicos e profs (o Almeida, o trolha e o carocho também poderiam estar elencados, se apenas eu soubesse que não mentia)que entram bem tarde e trabalham "bem muito".
Vá, tu num sejas axim!:-)

... Foi que a capital se atrapalhou com a tua presença ;-)
E não é de se estranhar...