03 fevereiro 2019

Não, não é questão de esquerda


Há questões que não se deveriam colocar sequer. Que mérito pode ser atribuído ao regime venezuelano atual? Na perspetiva de alguns, é relevante ser antiamericano e anticapitalista? E isso é suficiente para menorizar ou ignorar a gritante miséria humana, em termos de liberdades, direitos e acesso a necessidades básicas com a saúde e alimentação? É suficiente para ignorar os presos de consciência, o Estado de não direito, a fome, os doentes sem tratamento digno e os que morrem até e apenas por uma falha de energia elétrica num hospital?

A resposta é: Não! Claro que não!!

Mas, aparentemente, não será assim tão evidente para todos. Ainda há quem tenha o descaramento de apoiar e aplaudir este regime criminoso e há também aqueles que o apoiaram e agora, discretamente, assobiam para o lado…

O que estamos a assistir é à concretização de um descalabro anunciado. Apesar disso, entre os que se recusam a constatar um desastre final claro e visível e os que não assumem a relação causa-efeito entre as opções políticas assumidas e esta desgraça, a diferença é teórica. Na prática são ambos gente perigosa.

E não me venham com tretas de direita-esquerda. O respeito pela dignidade humana está muito à frente dessas apreciações.


Imagem apanhada por aí, mas não consegui identificar a origem

2 comentários:

Júlio Resende disse...

Aplaudo com todas as forças. Em todos os comentários que tenho feito sobre este assunto tenho combatido os nacionalistas que se preocupam unicamente com a hipotética invasão americana. Com o”escândalo “ da interferência da Comunidade Europeia ter reconhecido Gaidó. E, lamentavelmente, não há uma palavra sequer acerca da miserável forma de vida que levam os mexicanos, que é necessário, a todo o custo , inverter. Triste.

Carlos Sampaio disse...

Júlio
Que a situação atual da Venezuela é miserável, não deveria ser levantar dúvidas..
Agora, que isto seja consequência direta de um sistema político que muitos ainda defendem, devia ser tema para discussão, acho eu...