12 outubro 2016

May you stay…


Dos tempos em que o cinema não tinha pipocas, do tempo que as pessoas iam mesmo ver um filme e ficavam caladas do princípio ao fim, sem desatarem em conversas de autocarro, especialmente nos momentos mais densos, quando o silêncio da tela deve inundar a sala, nesse tempo havia um cinema no Porto chamado “Batalha”. O “Batalha” tinha anexa uma pequena sala, justamente denominada “Sala Bebé”, com uma programação muito interessante e onde vi uma grande parte dos filmes “bons” de que me recordo.

A propósito dessas recordações e desses filmes, ressurgiu-me recentemente a memória de uma coisa especial chamada “The Last Waltz”, de Martin Scorcese. Uma banda fundamentalmente de suporte, que assumiu simplesmente o nome de “The Band”, fez um concerto de despedida, convidando uma grande parte daqueles com quem partilharam o palco durante a sua carreira e esse concerto deu um filme. No fecho, uma interpretação de “I Shall Be Released”, que talvez não fique para a história pela performance em si, juntou no palco alguns dos convidados. Incluindo apenas Bod Dylan, Dr. John, Neil Young, Van Morrison, Ringo Starr, Joni Mitchell, Eric Clapton, Neil Diamond, Ron Wood. Estes são os mais sonantes para mim, mas a lista não é exaustiva.

Recentemente comprei o CD duplo do registo, sim, sou daqueles que ainda compra CD’s, e é muito bom, mesmo. Sem grandes precisões ou justificações, destaco um tema muito forte, próprio do grupo, “The Nigth They Drove Old Dixie Down”, cantado pelo fantástico Richard Manuel, e impõe-se-me um “Forever Young” com o Bob Dylan, o mais assíduo e continuado utilizador dos serviços da banda.

May you stay….forever…

Sem comentários: