14 março 2009

Já se sabia

Já se sabia que um dos problemas que temos, cada vez mais, é as pessoas não saberem escrever e já há problemas de interpretação de legislação por os seus autores sofrerem de um certo grau de analfabetismo.

Agora, o que nunca imaginei foi que a desgraçada irmã do Português no ensino, a Matemática, também chegasse assim dramaticamente aos tribunais. Recentemente recebi uma cópia de uma deliberação, no mínimo anedótica.

No 8º Juízo Cível de Lisboa, no processo nr 1313/2002, concluído em 10/11/2008 um executado, a quem foi ordenada a penhora de 1/6 do seu vencimento, pediu a isenção da dita penhora. O assunto foi avaliado e o tribunal, em jeito de compromisso decidiu “proceder à redução da penhora do vencimento do executado para 1/5 do vencimento”. Esta “redução” corresponde a um aumento de 20% do valor absoluto da mesma.

Eu acho que não vale a pena explicar ao Sr. Dr Juiz o que é o numerador e o que é denominador, sendo que quanto menor for o denominador por menos se divide e mais fica. Proponho que, didacticamente, o vencimento dele seja “aumentado” segundo o mesmo critério! Até receber no final do mês, ficará contentíssimo. Depois, aprenderá e não esquecerá ….

Sem comentários: