28 abril 2006

A culpa é do sistema!

Trata-se de uma expressão muito útil e de vasto campo de aplicação. É famosa aquela clássica de que, quando o clube não ganha o campeonato, a culpa é do “sistema”. Como o “sistema” é complexo, difícil de mudar e muito oportunamente inclui partes que não controlamos, é o argumento ideal. Vem isto a propósito da Assembleia da Republica. Se não há quórum, vai de questionar o “sistema”.

Se isso acontece na véspera de um fim de semana prolongado, não parece ser uma questão de “sistema” mas sim, desculpem-me a expressão, de balda e de falta de responsabilidade. Em resumo, de atitude! Enquanto não houver atitude, não vale a pena discutir “sistemas”. Só serve para levantar poeira e esconder o problema básico.

Da mesma forma que o trabalhar em isenção de horário não me dá direito de “fazer o que entender” mas, antes pelo contrário, ter responsabilidades acrescida, a imunidade parlamentar também não deveria servir para os deputados escaparem alegremente ao pagamento das multas de transito. Deveria servir para se esforçarem ainda mais por cumprirem todas as normas e para evitarem o seu incumprimento.

É claro que das duas umas. Ou o “sistema” muda de atitude e se auto-responsabiliza ou, a prazo, cai. Não necessariamente de revolução mas tomado democraticamente por demagogos populistas.

Sem comentários: