29 outubro 2022

Nordstream Cluedo


Já passou um mês sobre as explosões nos gasodutos que ligavam a Rússia diretamente à Alemanha e para lá de algumas considerações sobre a extensão dos estragos e o seu carater definitivo, muito pouco se sabe sobre o contexto e detalhes das explosões.

Vou especular… quem teria o maior interesse em colocar aquela infraestrutura fora de serviço irreversivelmente? A Rússia, penso que não. Têm mão na torneira, para fechar o fluxo não precisam de explosões e num futuro, um destes dias, teriam sempre interesse em continuar a vender o seu precioso gás por esse canal. Os EUA para forçar isolar a Rússia e forçar a compra do seu? Talvez não

De notar que a Rússia não ficou sem possibilidade de enviar gás para a Europa, não o pode fazer é diretamente para a Alemanha. Tem que atravessar outros países, que, aliás, na altura se mostraram muito incomodados, quando o projeto foi anunciado, por ficarem fora do caminho. Países que hoje até se estarão a sentir ameaçados como possíveis próximas vítimas da loucura de Putin. Países que passaram agora a ter no seu território uma válvula que podem fechar e muito incomodar a Rússia. Que passaram a ter um importante argumento do lado deles caso amanhã a Rússia decidir atacá-los.

Vamos olhar para o mapa e jogar ao Cluedo?

Sem comentários: