05 setembro 2018

Não era futebol


A degradação e o descuido que levaram ao brutal e devastador incêndio que destrui uma boa parte do Museu Nacional no Rio de Janeiro não foi consequência do governo dos últimos dois anos, como alguns tribalistas se apressaram a dizer.

É uma história de longos anos. Consequência de cortes/austeridade e desinvestimento, certamente, mas também de desinteresse geral. Não haver água disponível para combater as chamas quando era necessária será mesmo e apenas questão de orçamento?

Sobre orçamento e cortes, convém recordar que este país organizou um campeonato do mundo de futebol há quatro anos, com tudo o que de enorme investimento perdido estes eventos implicam.

Portanto, se estivesse em causa o futebol e não 200 anos de história e de memória do país e até património único da humanidade, talvez o edifício tivesse tido mais atenção. Apenas por lá ?


Foto: Globo.com

2 comentários:

Júlio Resende disse...

Infelizmente não é apenas por lá. Será em todos os locais onde se perderam as “estribeiras “ na gestão do interesse dos povos e da nação em nome de um certo neoliberalismo.

Carlos Sampaio disse...

Júlio, um dia vamos tomar um café ou um copo e vais explicar-me porque achas que o Lula e a Dilma foram “neoliberais”.
Se o empobrecimento cultural é uma especificidade desse “neoliberalismo”, será ainda outra conversa… 🙂