17 janeiro 2021

Juventudes acaloradas

Não é raro mesmo os filhos bem de famílias bem burguesas serem na juventude fervorosos adeptos e ativos promotores de amanhãs diferentes. Se a prática desses amanhãs foi, é e continuará a ser pouco harmoniosa, nos calores da mocidade desculpam-se alguns ímpetos pouco refletidos. Por norma a realidade dos fatos acaba por se impor e não faltam por aí ex-trotskistas, ex-maoístas, ex-marxistas-leninistas e até ex-maduristas.

Um problema que me parece novo é quando esses entusiasmados sobem nos aparelhos partidários e chegam a ministros. Veja-se o caso de Pedro Nuno Santos que descobriu que excitações e palavras tesas não pagam faturas nem salários e passou a PNS 2.0, mas somente depois de nos fazer enterrar uns milhares de milhões na TAP. Uma aprendizagem cara.

Ao atual líder da JS, um sucessor de PNS, só peço que não chegue a ministro. O país não aguenta. E quanto a Xi Jinping ser preferível a Trump, basta-lhe passar um mês em cada um dos dois regimes para descobrir onde se está melhor. E quanto à JS ir fazer campanha por toda a “esquerda”, sugiro que comecem por praticar na Coreia do Norte e na Venezuela. Estamos sempre a tempo de aprender, mas tentem aprender rápido!

Sem comentários: