06 junho 2017

Tomar, é uma questão religiosa


Sendo indiscutível o papel importantíssimo dos Templários na construção do nosso país, veja-se desde as velas das caravelas até às asas dos aviões da Força Aérea; sendo Tomar a sua referência fundamental no país, Tomar é um local sagrado da religião de “Ser Português”.

É impossível passar na charola e não sentir algo de diferente; é impossível olhar para a janela da sala do capítulo e não sofrer uma imensidade de interrogações e admirações; é impossível olhar para a colina e não pensar no tesouro material ou simplesmente de conhecimento que por ali terá circulado.

Imaginar que uma equipa de filmagens andou naquele local tipo finalistas em viagem de fim de curso no sul de Espanha, soa-me como uma grave profanação. Fico a imaginar o paralelo de um arraial minhoto na Abadia de Westminster ou uma Casa dos Segredos no palácio do Louvre.

Se as árvores e os arbustos podem crescer de novo, as pedras quebradas já não se recuperam e parece terem sido demasiadas para apenas consequência de um acidente isolado e imprevisto. Inadmissível e inacreditável é ter sido feita uma fogueira de 20 m de altura naquele local. Ou não foi comunicada e previamente autorizada e é grave; ou foi-o e ainda é pior. É completamente inconcebível que esta javardice possa ter ocorrido naquele monumento único, local sagrado da nacionalidade.

Sem comentários: