11 fevereiro 2014

O comboio e a bicicleta

Costumo pedalar pelo Alto Minho e lembrei-me de diversificar o meu ponto de partida ou de chegada utilizando o comboio. Fui informar-me e descobri o seguinte que o “material” actualmente utilizado na Linha do Minho não aceita bicicletas! Então a promoção da vida saudável, a utilização da bicicleta associada ao comboio tanto para o lazer como para as deslocações quotidianas é inviável por aqui? O site da CP até diz com grande destaque: “O Transporte de Bicicletas nos comboios Urbanos e Regionais é gratuito. É ecológico, é saudável e não custa.” Acrescenta mais abaixo em letra pequenina: “Devido às características do material circulante que efectua o serviço Regional nas linhas do Minho e Douro, não é autorizado o transporte de bicicletas”. Posso entender que o material não ajude, mas não seria possível algum tipo de adaptação?

Entretanto, em Abril 2013 a Assembleia da República recomendou ao Governo “a criação de condições para o transporte de bicicletas na CP – Comboios de Portugal” e “a continuação dos esforços de alargamento do transporte de bicicletas aos comboios Intercidades e, se tecnicamente possível, também ao Alfa Pendular”. Acho engraçada esta coisa da AR fazer recomendações e, como bons urbanos que são e concentrados nas grandes urbes, pensarem especialmente no Alfa…

Há muitas antigas linhas de comboio onde se retiraram os carris e em que agora circulam bicicletas. Nalguns casos a viabilidade económica mínima da linha seria mesmo inalcançável, mas fica a sensação de que não há grande esforço para a procurar. Vejo passar as composições entre Viana e Caminha pouco mais do que vazias e, pronto, é assim mesmo. Podem circular praticamente vazias que não faz mal, mas ciclistas lá dentro é que não pode ser! Talvez um dia os ciclistas venham a circular pela linha desactivada… por mera fatalidade do destino.

Sem comentários: