15 abril 2020

Sensações de segurança


Estou a considerar seriamente deixar de usar capacete de proteção ao andar de bicicleta. Dá-me uma falsa sensação de segurança. Se um automóvel desgovernado me abalroar, não garante que me safe. Ainda por cima, se não o souber utilizar, não o apertando, aí não servirá mesmo para nada. Não entendo sequer porque me obrigam a usar capacete de moto, não me salvará de tudo, tão-pouco.

Mesmo o ABS nos automóveis não é assim uma grande ideia. Dá uma falsa sensação de segurança. Mesmo fechar à chave a porte de casa… não garante que não seja assaltado.

Não faltam exemplos de coisas que contribuem positivamente, mas sem garantirem e parece-me que a questão da utilização de máscaras no contexto atual de pandemia entra nesse capítulo. Sendo que tanto protegem a entrada como a saída do bicho e considerando a existência de contaminados assintomáticos, é obviamente absurdo sugerir a sua utilização em função dos “sintomas”…

Obviamente que se não há máscaras suficientes para toda a gente, deve ser dada prioridade a quem delas mais precisa, mas se não há XPTOs, inventem, improvisem, XPTPs ou XPTQs, que não garantam mas contribuam. O que não faz sentido é eu ir ao supermercado e mais de metade do pessoal andar por ali sem máscara…

2 comentários:

jorge neves disse...

Existia uma polémica sobre as mascaras, porque simplesmente não havia.Presentemente não sei, porque estou confinado, mas no principio não consegui comprar, dado estarem totalmente esgotadas. Sempre me pareceu uma conversa de malucos, porque podem não ser a salvação mas prejudiciais seguramente não são.

Carlos Sampaio disse...

Pois... mas mesmo sem haver as oficiais .. podia-se sempre improvisar algo melhor do que nada
E a propósito de não haver...terá sido feito stock a tempo? Como curiosidade, em meados de fevereiro era possível comprá-las aos milhares sem controlo...