24 setembro 2017

Coração verde de Arcozelo


Quem olhar para uma imagem satélite da freguesia de Arcozelo, encontra apenas três manchas verdes com alguma dimensão. São o campo de golfe de Miramar, a zona da quinta de Enxomil, já no limite com Gulpilhares e, muito centralmente, o que resta daquela área fechada à circulação e à urbanização, entre os restos da quinta do Terreirinho e o rio Espírito Santo. É evidente que, a dar uma zona verde ao público, esta última será melhor localizada e viável. Digamos até que está mesmo a pedir.

Em tempos, na sua zona superior, existiu um circuito de manutenção, do qual, ao longo dos anos, curiosamente só sobreviveu a sinalética na rua principal. Do mesmo, tudo desapareceu e até as infraestruturas de apoio têm o estado constatado na foto acima. Não é mau de todo. Pior seria se em vez dos cogumelos que por lá crescem, tivessem nascido T2 e T3s.

Entre a A29 até à N1-15, mas muito especialmente da igreja para cima, o Rio Espirito Santo é um corredor escondido, que já percorri, e que pode ser um eixo estruturante de um “Arcozelo Verde”, desfrutável, logicamente não urbanizado e escapando ao abandono a que foi votado durante todos estes anos, cujo único mérito foi não ter estragado. Imagens abaixo.






Sem comentários: