03 julho 2015

Queima do gato e espeto do touro

Vejo na comunicação social que as autoridades estão a investigar o episódio do gato quase queimado vivo em Mourão, Vila Flor. Eu acho bem. Sendo coisa que talvez lembre ao Diabo, não deve fazer parte do mundo em que vivemos.

Isto recorda-me algo análogo. Não se passa numa recôndita aldeia de Trás-os-Montes nem é divulgada em vídeos caseiros que depois são higienicamente suprimidos das redes sociais. Lembrei-me daquela coisa chamada tourada, que se passa em distintas cidades do país, com larga e sofisticada audiência e é transmitida pela televisão sem restrições. Não se aplicaria a mesma lei? Pelo princípio de que a justiça é cega, a aplicação da legislação deveria ser indiferente à notoriedade do local e à qualidade dos intervenientes. De realçar ainda que o gato em causa sobreviveu sem muitas sequelas, ao contrário dos pobres touros espetados barbaramente nas touradas.

Senhoras autoridades, vamos aplicar a mesma lei às touradas? Acredito que, apesar de extensa, nem será difícil fazer a lista das pessoas envolvidas.

Sem comentários: