02 setembro 2008

Cães e gatos



Há quem seja mais para o cão e há quem seja mais para o gato. Não tem coincidência directa com a cor das íris mas anda perto, ou não?

Eu confesso ser mais para o gato. Cães, só mesmo aqueles a sério, grandes e dignos. Há uns, muitos, que são irritantes e insuportáveis e há ainda os que são apenas “boas pessoas” (leia-se “bons cães”), mas sem por isso me despertarem especial empatia.

Agora, digam-me que outro animal pode ser assim, nem selvagem nem doméstico, confortavelmente estirado sobre um muro quente, de quem nos podemos aproximar e apontar uma objectiva a poucos centímetros, sem ele fugir nem se aproximar, sem reagir nem pestanejar. Sabe bem que estamos lá mas ignora-nos. Aceita que aquele espaço possa ser nosso mas também é naturalmente dele e sem necessitar sequer de o afirmar.

No final, somente um pouco enfastiado de tanta proximidade desloca a cabeça para nos interrogar directamente: “Ainda falta muito??!”

Não, não existe outro animal assim…!

2 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Eu sou mais para os cães1

mas adoro gatos.

bjinho

Anónimo disse...

Eu tenho dois gatos, o meu "cara metade" tem um cão. Cada vez mais os comparo ao Garfiel e ao Odie...
Os gatos tem uma personalidade muito própria e não tem dono...
HP