30 junho 2008

Também quero um negócio assim!



Toda a gente sabe, em qualquer local do planeta, que existe uma grande diferença entre facturar e receber. E, se por vezes é difícil receber, outras vezes é mesmo missão impossível. O controlo dos créditos dos clientes e respectivos recebimentos é um processo fulcral em todas as actividades económicas, sendo óbvio que quem não o faz bem pura e simplesmente não sobrevive.

A possibilidade de, face a um vulgo calote, ir pedir uma compensação aos restantes clientes sérios, seria uma situação de sonho para qualquer tesoureiro. Que maravilha! Cada vez que um incobrável aparece a ensombrar uma lista de dívidas, pumba! É distribuí-lo pelas próximas facturas dos bons clientes! Isto é naturalmente inconcebível do ponto de vista comercial e moral.

Este absurdo parece estar em vias de se tornar realidade para a energia eléctrica. Já sabemos que se trata de um domínio sem concorrência e não tenhámos ilusões: esses buracos devidos a “má gestão” ou “simples azar”, de uma forma ou de outra, vão ser recuperados a partir do bolso das “presas”, perdão “bons clientes”. Agora, dizê-lo e assumi-lo tão abertamente é que é um enorme desplante!

À parte, e relacionado, a minha factura da água é já uma anedota. Digamos que é uma factura municipal de lixos, taxas várias e coisas e loisas, em que existe uma primeira linha largamente minoritária que se chama “consumo de água”. Não digo que essas taxas sejam injustas ou indevidas. Só gostaria que se chamassem as coisas pelo seu nome e não fosse assim tão fácil acrescentar linhas e percentagens nas contas das “presas indefesas”.

2 comentários:

Delfim disse...

Pelo último parágrafo suspeito que ainda não deixou Esposende. Se for o caso, dê um toque para tomarmos um cafézinho ao fundo da sua rua junto à praia.

Um abraço,
D.

Carlos Sampaio disse...

Delfim

Passo em Esposende em média um fim de semana por mês, o que ainda torna mais ridícula a proporção da minha factura da água...

Quando por lá passar, da próxima vez, lá darei o toque.

Um abraço