02 junho 2008

A responsabilidade dos meninos

Ser emigrante não é fácil. E ser emigrante português é particularmente difícil. Por motivos diversos que não cabe aqui analisar, raríssimos são os portugueses que se expatriam de coração leve.

Ser imigrante não é fácil. E ser imigrante na Suíça é particularmente difícil. Um imigrante português na Suíça sofre as duas coisas acumuladas. Reconhecido como trabalhador, sério, etc e tal, mas nunca “um dos nossos”, será sempre alguma coisa abaixo.

Por isto, a recepção feita pelos imigrantes à chegada da selecção foi algo que me tocou. Por um momento, eles não eram o estrangeiro pobre. Eles eram os daquela equipa que tem o “melhor do mundo”. Eles colocaram no desempenho da selecção a sua imagem. Se a selecção brilhar eles entrarão brilhantes no seu posto de trabalho, olhando de forma diferente os seus colegas da casta superior. Se perdermos com empenho e dignidade, eles serão derrotados dignos. Mas se a equipa for displicente ou, pior, indisciplinada, essa será fatalmente a etiqueta que eles colectivamente trarão na testa no dia seguinte. Em vez de se levantarem cairão para mais fundo.

Esta é uma responsabilidade enorme que aquela equipa tem. Espero que esteja bem consciente disso.

1 comentário:

Alma lunar disse...

Conscientes, acredito que estejam. Se terão esse sentido de responsabilidade e de retribuição, é que é discutivel.

Mas foi de facto um momento emocionante. Alter ego nacional;-)