03 abril 2008

Hit the road! Go West!!! (1)

1. Mitidja e Montanhas

A convocatória chegou em cima hora. Reunião em Oran dentro de dois dias e os voos já estavam cheios. Não há hesitação: vou pela estrada. São 400 e tal km’s que, segundo os optimistas, se fazem em 5h30! Não será bem a mesma coisa do que famosa route 66 de Chicago a LA, mas a N4 também vai para oeste e descobrir pela estrada tem sempre o seu charme.
Arranco às 12h30 depois de um almoço rápido. Uma hora para contornar Argel e atravessar a plana Mitidja, para já sempre em auto-estrada. Junto à costa existe uma linha de colinas, bastante cavadas e, entre essas colinas e a cordilheira de montanhas uma planície muito fértil e plana como uma folha de papel. Um autocarro de fabrico chinês, novinho, verdinho está atravessado no separador central. Já é o segundo caso que vejo em três dias. Deve haver ali um problema de travões ou direcção, uma vez que eles despistam-se assim sem mais na auto-estrada e sem grandes estragos. A máquina fotográfica não estava pronta.
Acaba a auto-estrada e penetra-se numa linha de montanhas, muito parecida com a serra algarvia. Algumas gargantas bem protegidas pelas forças de segurança, terão tido grandes histórias na fase quente dos anos 90. A paisagem mais frequente é no entanto a da foto 3 (tirada no regresso).

Lentamente vai abrindo e as montanhas afastam-se para dar lugar a nova transição de colinas. No entanto, nem tudo se afasta, há bastantes coisas ainda perto.









.




Entrando na bacia do rio Chelif . (continua...)

2 comentários:

Anónimo disse...

Jack Kerouac que se cuide... «On The Road» versão argelina.
A Efacec tem de lançar o livro : «Memórias dos seus intrépitos colaboradores»

Felicidades e «be careful out there»

Clara

Carlos Sampaio disse...

Clara

Realmente há bastantes histórias e, da parte que me toca, garanto que esta não está no topo...