22 março 2008

Parabéns Cabo Verde!



Dizia já o fado que “não é desgraça ser pobre...”. De facto, em África a desgraça está muito mais na governação do que nos recursos.

No último número da “Jeune Afrique” que comprei, nr 2462 de 16 a 22 Março de 2008, dizia em que o “bom aluno passou de classe”. Num artigo de duas páginas contava que desde 1 de Janeiro de 2008, Cabo Verde deixou de integrar o grupo dos países PMA (pays moins avancé) para entrar no grupo dos países PRI (pays à revenu moyen). Creio que isto em Português se traduz por deixar de ser subdesenvolvido e passar para o grupo de “em vias de desenvolvimento”. Ao certo não sei porque após umas boas pesquisas e googleadas não encontrei nenhuma referência ao assunto em língua de Camões.

O grande desafio agora é consolidar o novo estatuto, uma vez que esta evolução se traduz por uma redução do nível das ajudas internacionais, teoricamente menos necessárias. O artigo desenvolve um conjunto de informações e de indicadores sobre um dos países mais pobres em recursos naturais da África e do seu sucesso a vários níveis, exemplar no contexto africano.

É pena que o assunto não tenha tido o merecido destaque na imprensa nacional para ter sido possível enviar um grande abraço colectivo a estes nossos irmãos da “morabeza”.
Nota: Foto Googleada

Sem comentários: