20 dezembro 2023

A supremacia da esquerda


A supremacia branca foi uma coisa inventada no espírito do “somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”. A supremacia da esquerda é um conceito com alguma analogia, no sentido de que estamos em democracia, sim senhor, mas a esquerda é mais virtuosa do que a direita, nomeadamente pela sua defesa da liberdade, igualdade e solidariedade, contra uma direita autoritária e protetora dos grandes capitalistas egoístas.

Começando pela liberdade, ditaduras tanto de direita como de esquerda infelizmente não faltam na história universal e digamos até que a esquerda frequentemente convive mal com a democracia, quando os eleitores não reconhecem a suposta bondade exclusiva dos seus propósitos. Recordam-se de por cá, enquanto a direita apenas pretendia ter direito a existir e a ir a votos, a “legitimidade revolucionária” da esquerda procurava condicionar os partidos, cercava e pressionava a Constituinte e todos os discordantes eram liminarmente desclassificados como fascistas?

Sobre a solidariedade há efetivamente algumas diferenças. Convém recordar que não estamos nos tempos em que um azar na vida, pode condenar a uma vida miserável toda uma família. Hoje, neste nosso mundo, se alguém tiver um azar e partir uma perna, é tratado (com mais ou menos espera) antes de se verificar a cobertura de um seguro de saúde ou um limite de cartão de crédito. Se a empresa que alimenta uma família falir, isso não deve implicar fome e privações para todos.

Agora, o que me parece é que essa solidariedade deveria ser tendencialmente temporária e não estrutural. Numa sociedade sã, cada qual deve poder encontrar os meios de viver dignamente sem necessitar de ajuda sistemática do Estado.

Os números atuais de mais de 40% da população a necessitar de ajuda do Estado, não constituem uma realidade virtuosa, nem deveriam ser uma bandeira a empenhar orgulhosamente por ninguém. Pelo contrário, representam uma falência da capacidade de gerar riqueza e de cada qual conseguir pelos seus próprios meios uma subsistência digna. A questão de base anda um pouco à volta de se o objetivo é exterminar os ricos ou acabar com os pobres.

Para lá dos princípios, na atual prática da guerrilha política, a invocação da suposta bondade e supremacia da esquerda, como ferramenta para aceder e manter o poder, sem o mínimo interesse em resolver estruturalmente a pobreza… é pobre e simples oportunismo.

Nota: Imagem da versão publicada, reduzida, para "caber"...

Sem comentários: