26 dezembro 2010

Notas de Dezembro

1. Wikileaks
Formalmente, um grande desastre. Na prática nada de imprevisível ou de surpreendente. Até agora apenas o escrito e a evidência do que era mais do que provável. No final os EUA até nem ficam muito mal. Não há notícias nem evidências de grandes conspirações ou corrupções. Fico à espera que um dia saiam os wl da Rússia ou da China. Presumo que muito mais interessantes e fatalmente mais perigosos para os divulgadores.
2. Contas pública portuguesas
Afinal o défice baixou algo em Novembro, não por a despesa ter reduzido mas por a receita (impostos) ter aumentado. Mesmo com com tanta pressão o Estado continua a gastar mais. Se acrescentarmos as inúmeras situações em que, em vez de realmente se reduzir, apenas se suspendem pagamentos, empurrando para a frente com a barriga, poderemos esperar um 2011 muito mau. Estamos a caminho de ver os nossos governantes proibidos de assinarem cheques; i.e. serem os alemães ou o FMI a tomarem conta das contas. Não é bonito, mas não parece haver alternativa no panorama actual.
3. A responsabilidade e a autonomia
Se dúvidas existissem sobre o conceito de autonomia e de utilização dos dinheiros públicos, o caso dos Açores esclarecem-nas cabalmente. Não vou entrar em considerações sobre se é justo, constitucional ou imoral. Apenas pasmar como é possível dizer que pagar aquela remuneração extra, não afecta o défice nem o orçamento. O dinheiro já cá estava para gastar e é só dar outro destino. Exemplar definição do conceito de gestão destes gestores públicos, adoram ter autonomia para gastar como bem entenderem. Quando falta, “ai Jesus!” que é um atentado à nossa soberania !
4. Os dividendos antecipados
Algumas empresas, anteciparam o pagamento de dividendos de 2011 para 2010 para os seus accionistas serem menos penalizados fiscalmente. Pode não ser ilegal mas é absolutamente imoral. Se a minha empresa propusesse antecipar uma parte da minha remuneração de 2011 para 2010, será que o fisco veria isso de forma resignada? Por uma vez dá-se razão a Jerónimo de Sousa, o que é bastante raro.

14 dezembro 2010

Não morri



Não morri e o "difuso" na foto não é problema de focagem nem de sujidade. É neve.
Apesar dos -14º C a máquina continuou a funcionar bem.

Da cidade onde nasceu a tradição do pinheiro de Natal (pode sempre sair no "Quem quer ser milionário").