14 julho 2008

Escravo !


Se o futebol espectáculo já me merecia pouca consideração, as bizarras declarações do Sr. Blatter fazem-me passar à repulsa, tamanha é a ausência de princípios.

Se eu bem entendo, o Sr. (menino?) Cristiano Ronaldo assinou um contrato com o Manchester. Um contrato é algo em que ambas as partes se comprometem numa série de coisas: a fazer, a receber, durante um tempo, num lugar, enfim, não faltam cláusulas. Um contrato é algo que não se assina como um postal de boas festas. Por vezes há contratos abusivos em que se tira partido de algum tipo de fraqueza como falta de preparação/informação da outra parte. Nesses casos até pode ser anulado. Não me parece que tenha sido o caso de CR quando assinou este contrato. Tinha obrigação e meios para estar bem informado e plenamente consciente das implicações de colocar a sua assinatura naquele papel.

Agora, parece que CR quer sair do Manchester e para isso é necessário quebrar o contrato. Como é natural, alterar um contrato válido só é possível com o acordo das duas partes. Se uma delas não estiver de acordo obviamente que nada feito. Desastroso seria um mundo em que os compromissos fossem respeitados ou não, conforme “desse ou não desse jeito”. E, de uma forma ou de outra, somos sempre “escravos” dos nossos compromissos.

Quando o Sr Blatter, uma autoridade máxima no meio, vem publicamente dizer que os jogadores deveriam ser livres de sair quando entendessem demonstra duas coisas: ou é um imbecil que não sabe o que é um contrato ou é um desonesto interessado que tem alguma vantagem no assunto, não recusando para isso a cair no ridículo. Quando compara a situação com a escravatura acrescenta-lhe ignorância, arrogância e sei lá que mais…

Enfim, nada de muito novo no meio. Não era o Sr. "Valetudo" que dizia que os contratos podiam ser rasgados? Pelos vistos, é tudo da mesma escola!

Sem comentários: