07 dezembro 2021

A liderança e a covardia

Pode o cidadão Eduardo Cabrita ser criminalmente inocente no famoso caso do atropelamento mortal do trabalhador na A6. Mas a um líder, e um ministro deve ser um líder exemplar, exige-se muito mais do que o básico cumprimento da lei. Entre outras coisas exige-se integridade e coragem. Obviamente que um simples passageiro de um táxi não é responsável por um atropelamento que o condutor provoque; agora se este for sistematicamente a infringir o código da estrada, já qualquer cidadão que o aperceba, mesmo sem ser o ministro que tutela a segurança rodoviária, tem obrigação de reagir.

Sabendo que é prática corrente as comitivas ministeriais viajarem a velocidades largamente acima dos limites legais, custa a crer que o mesmo não seja feito a solicitação ou, pelo menos, concordância tácita dos senhores ministros. Se for assim é uma enorme covardia Eduardo Cabrita resguardar-se no “não tenho nada a ver com isso”. A outra hipótese de serem os motoristas que por sua livre e espontânea vontade decidem conduzir à velocidade que lhes dá na gana e os senhores ministros não se apercebem/não reagem, há aqui gente a dormir na forma e dormir tanto e tantas vezes não é credível.

Obviamente que com lideranças a darem estes exemplos a viagem do país não segue por bons caminhos.

PS: Demorarmos quase 6 meses para conhecer a velocidade do veículo; quantos tempo mais será necessário para saber quantas pessoas iam no veículo? Vergonhoso e indigno.


Sem comentários: