06 janeiro 2021

Custos elétricos


A recarga pública de veículos elétricos começou por ser gratuita, como forma de fomentar a sua utilização, e, entretanto, deixou de o ser. Supostamente a concorrência e o custo real começaram a entrar em jogo, existindo dois grupos de entidades envolvidas: os PCR, que instalam e exploram os postos de recarga o os CEME, que fornecem a energia. Assim, uma carga tem duas componentes de custo, podendo até uma ser função da duração e outra da energia fornecida. Simples!

A UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) fez um estudo comparativo para o custo de uma carga de 15 kwh, equivalente aproximadamente a 100 km, em diferentes cenários, com o resultado representado na imagem acima.

Constatando um custo médio de 6 Eur/100km, se considerarmos um preço médio do gasóleo de 1,32 Eur/l e um veículo que gaste 4,5 l/100 km, empata! Veremos se estamos em presença de um transitório ou de uma tendência, mas será algo perturbador que o custo de utilização do VE se aproxime do de um convencional, recordando ainda que no preço dos combustíveis já existe uma brutal componente fiscal. Obviamente que se o veículo for recarregado em casa, e especialmente com tarifa bi-horária, as contas são muito diferentes, mas… apesar de todos aspetos positivos que a mobilidade elétrica possa ter para algumas utilizações, talvez não seja assim tão evidente esta “descarbonização” generalizada.

Uma pequena nota final – existirem postos de recarga exclusivos de uma marca, também não faz muito sentido, nem ajuda à causa, pelo menos nesta fase do campeonato.

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