14 agosto 2020

“Hidrogenizar” a energia

 

Quando se fala em descarbonizar a produção de energia, estamos a falar em substituir os combustíveis de origem fóssil, produtores de CO2 por “outra coisa”. Essa outra coisa pode ser energia hídrica, ai os rios e os peixes, as eólicas, ai a paisagem e os pássaros, o nuclear, ai os riscos e os resíduos e por aí fora, entre outras alternativas e ais. 

 O hidrogénio não é nenhuma fonte de energia… usamos energia elétrica para o produzir, vinda de um ai qualquer, ele é armazenado e posteriormente devolve parte da energia elétrica que o produziu. É apenas um acumulador, digamos que uma bateria diferente… 

 Poderá ser um acumulador mais eficaz e interessante do que os existentes e permitir um armazenamento mais vantajoso, mas nada mais do que isso. Convém ainda recordar que a sua utilização ainda está muito na fase protótipo. Não há escala nem experiência consolidada. 

 Quando, neste contexto, vejo tanta excitação com tantos milhões para uma coisa tecnologicamente tão embrionária e com impacto real tão limitado na tal descarbonização, os ais são muitos.

2 comentários:

jorge neves disse...

Clarinho como água.

Carlos Sampaio disse...

Claro como a água que se usa na electrólise para produzir o dito cujo !