Fala-se em averiguar a causa do acidente do autocarro belga na Suiça, falha humana ou mecânica, não se sabe e talvez nunca se esclareça. O que se sabe é que o autocarro saiu da sua faixa de rodagem para a direita.
Agora, o que é bem claro, e talvez mais importante é o porquê da dimensão das consequências. O número de mortos é extraordinariamente elevado porque uma secção de paragem de emergência na berma terminava perpendicular à estrada. Depois de se despistar, por um motivo qualquer, em vez de encontrar um ângulo suave, o autocarro bateu de frente numa parede de betão!
Se fosse num país “atrasado e desorganizado”, dos que vêm estas questões da prevenção com ligeireza já estariam os “civilizados e organizados” a fustigar com tão clamoroso erro de concepção no túnel. Como foi na Suíça continuam a achar que o importante é descobrir porque é que o autocarro fugiu para a direita ….
Agora, o que é bem claro, e talvez mais importante é o porquê da dimensão das consequências. O número de mortos é extraordinariamente elevado porque uma secção de paragem de emergência na berma terminava perpendicular à estrada. Depois de se despistar, por um motivo qualquer, em vez de encontrar um ângulo suave, o autocarro bateu de frente numa parede de betão!
Se fosse num país “atrasado e desorganizado”, dos que vêm estas questões da prevenção com ligeireza já estariam os “civilizados e organizados” a fustigar com tão clamoroso erro de concepção no túnel. Como foi na Suíça continuam a achar que o importante é descobrir porque é que o autocarro fugiu para a direita ….
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